top of page
Buscar

Como as artistas têm falado sobre a menopausa e diminuído o tabu

  • marketingclarizia
  • 11 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.

A menopausa por muito tempo foi considerada um tabu, um assunto evitado na mídia e nas rodas de conversas, mas isso mudou. O fim da vida reprodutiva não precisa ser o fim da  vida em si. Agora quem dá voz a milhares de mulheres são as artistas que falam sobre menopausa de uma forma natural e revolucionária, falando das suas experiências e sintomas,  o que gera identificação nas mulheres que estão passando por essa fase tão desafiadora e incentivando-as a procurarem ajuda. Um exemplo é a Cláudia Raia, que quebra o tabu ao falar sobre esse assunto, se refere às mulheres em menopausa de “menopowers” e até criou uma peça de teatro chamada “Cenas da Menopausa” que está em cartaz em São Paulo. Nela são relatadas situações comuns na vida da mulher menopausada, mas de forma artística, criativa e com humor.



Claúdia Raia - Peça Cenas da Menopausa
Claúdia Raia - Peça Cenas da Menopausa

A atriz e apresentadora Angélica se descobriu na menopausa aos 43 anos e confessou que no começo não tinha muita informação sobre essa fase e teve dificuldade com os sintomas. Ela disse que muitas mulheres acham que estão sozinha nesse momento, pois quase ninguém fala sobre o assunto. Foi ressaltado por ela a importância de se falar que a menopausa é um processo natural da vida, que é possível ser plena e feliz mesmo assim. A artista deixou claro que procurou ajuda médica e fez a terapia de reposição hormonal, e isso melhorou os sintomas e qualidade de vida dela.

Angélica - Foto Google Imagens
Angélica - Foto Google Imagens

Algumas pessoas como Adriane Galisteu relataram sintomas típicos da menopausa como fogachos (calores), irritabilidade, diminuição de libido entre outros. Todos esses sintomas são causados pela diminuição de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Agora que a fase reprodutiva acabou, o corpo diminui a produção desses hormônios e o corpo começa a sentir tudo que Galisteu tem relato nas redes sociais. Muitas mulheres procuram ajuda médica para melhorar esses incômodos. 

A jornalista Ana Paula Padrão fala da importância de procurar um ginecologista para chamar de seu nessa fase. Procure um médico especializado em saúde da mulher e investigue se no seu caso é necessário fazer terapia hormonal, pois é algo que ajuda na melhora e mitigação dos sintomas da menopausa. Esse método é uma ótima alternativa, um recurso médico seguro e cientificamente comprovado. Só o médico pode prescrever esse tratamento, caso for recomendado para você, por isso é necessário avaliação e um acompanhamento personalizado.

Ana Paula Padrão - Foto Google Imagens
Ana Paula Padrão - Foto Google Imagens

A Cacau Potássio também relatou crise no casamento. Uma das queixas mais citadas entre as mulheres é a queda da libido. A falta da libido afeta o relacionamento por falta de compreensão de quem convive com quem está na menopausa. É preciso ter uma conversa sincera com os maridos/parceiros para um alinhamento, assim a mulher ganha apoio, acolhimento e incentivo para procurar ajuda médica.

Cacau Potásio - Foto Google Imagens
Cacau Potásio - Foto Google Imagens

Imagina o impacto cultural que é ver mulheres influentes falarem sobre a menopausa inspirando outras mulheres a se informarem, falarem o que sentem umas com as outras. Assim também acontece o incentivo a procurar apoio e assistência médica. É um combate a ideia de que esse assunto não deve ser falado, que o valor feminino está somente associado à juventude e a reprodução. A vida da mulher menopausada importa e precisamos de mais luz sobre esse tema. É preciso abrir espaço para falar sobre saúde, desejo, corpo e autenticidade. Essa é uma causa coletiva em que muitas mulheres têm lugar de fala. Esse movimento é um convite à escuta, à troca e a aceitação dessa fase que é parte natural da vida. Quando os artistas falam sem filtro sobre tudo isso, elas quebram o silêncio e criam uma nova narrativa. Quem sabe com essa mudança haja mais pesquisas médicas científicas que causem mais aprofundamento sobre a menopausa trazendo novos tratamentos, e com isso mais liberdade e mais leveza para quem passa por isso todos os dias.


 
 
 

Comentários


CONTATO

Av. do Contorno, 8000 - Salas 1310 e 1311

Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30110-932, Brasil

Tel: (31) 99775-1310

@clarizia.saudedamulher

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Instagram

© 2024 por Fellow Marketing Médico
Clinica Clarizia Saude da Mulher Ltda - CNPJ: 44.370.980/0001-90

Av. do Contorno, 8000 - Sala 1310

Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30110-932, Brasil

Telefone: (31) 99775-1310 | @clarizia.saudedamulher

bottom of page